Thursday, May 31, 2007

Homem X Ecossistema? Quem vencerá?

Não entendeu a pergunta? Eu explico...

Para quem ainda não sabe, estamos em uma batalha entre homem e o... resto, o qual ouso chamar de 'Ecossistema'. Sabemos que o homem está inserido no Ecossistema, mas parece que ele próprio ignora este fato. Todos sabem a teria do que é um Ecossistema, afinal estudamos isto no ensino fundamental, não estudamos?

Dado o problema, preciso ainda divulgar o espaço e o tempo. Pois bem, o local é aqui (é, AQUI mesmo), e o tempo é agora (e também amanhã). Só não sei dizer até quando, pois aí eu seria um vidente, e não um estudante de economia.

Ainda não entendeu do que estou falando? Pois bem, vamos aos dados, afinal todo o problema precisa ser comprovado para ser definido como tal. Farei isto sem muitos números, pois nem sempre eles são confiáveis:

- Todos sabemos que a população mundial vem crescendo ao longo do tempo, e tende a continuar crescendo, afinal a maioria dos países não tem políticas de controle de natalidade, além da igreja católica, a maior no mundo, defender o não uso de qualquer tipo de anti-concepcional.

- Estudos comprovaram que em cerca de 50 anos a situação hídrica do mundo estará comprometida. Isto foi feito analisando-se o crescimento populacional e o cuidado que temos com a água atualmente.

- Consequência: a falta de petróleo, que é um bem substituível, causa tanta guerra, imagina o que acontecerá com um 'bem' que não é substituível, como a água? Os realistas vem dizendo que a água será o estopim da próxima Grande Guerra Mundial.

Pois bem, e se não bastasse a péssima notícia que acabei de dar, ainda temos o tal do problema do Aquecimento Global. Alguém ainda duvida que ele não seja real? Tem gente que ainda não acredita. Gostaria eu de entender estas pessoas.

Estes dias mesmo, conversando com um amigo formado em física licenciatura, brinquei com ele quando ele me disse que o sol, assim como todas as estrelas, irá se acabar. Então eu disse: "Aí está! Você acabou de resolver o problema do aquecimento global!" Queria eu que fosse tão fácil assim. O sol levará milhões, senão bilhões, de anos para desaparecer.

Mas pela pergunta inicial nota-se que esta não é a minha preocupação. A minha preocupação baseia-se nos valores do ser humano. Ou seja, ele valoriza mais a própria vida do que aquilo que o mantém vivo. Você deve estar pensando: "Isso quer dizer que o ecossistema (a natureza) é mais importante que o próprio homem, e assim devemos pensar?" Exatamente! Temos a incrível capacidade de destruir aquilo que nos mantém vivos.

Não estou desvalorizando o homem em relação ao 'resto', e sim valorizando o 'resto' em relação ao homem. Destruir aquilo que nos mantém vivos é o mesmo que simplesmente nos destruir.

Pensem nisso! Não é atoa que gosto de estudar esta área da economia, a economia ecológica. É tudo uma questão de escolha, e consequentemente de prioridade nestas escolhas. Faça as suas sabiamente! :)

2 comments:

Luis Henrique said...

Dois pontos:

1. "Farei isto sem muitos números, pois nem sempre eles são confiáveis". Ora, se os números não são confiáveis, o que será então? A intenção?

2. Desculpe a minha interpretação pessoal, mas eu penso que a igreja católica não interfere bolufas no aumento demográfico pelo qual hora passamos. Eu penso que muito mais é a carência de educação e a perca total dos "valores" tão discutidos (e que nunca chegaremos a um consenso) do que meros dogmas agora até expiatórios.

Fora isso, obviamente que eu concordo com você, temos que cuidar mais do nosso habitat se pensamos em ter filhos.. hehe

[]'s

Le Nouveaux said...

Ao contrário do luis eu odeio números e faço enormes criticas à(s) igreja(s), mas acho q grande parte do problema está na educação.. a educação ambiental consegue ser ainda mais fraca q o resto da educação no Brasil, q já é péssima em geral

Problemas políticos e econômicos tbm fazem parte, por exemplo: a arvore em pé nao tem valor ($) e ninguem faz muito esforço para q esse valor seja estabelecido.. logo..derrubar florestas nao gera prejuizos ($)

dou enfase às florestas pq as considero mto importantes na preservaçao "do q nos mantem vivos", aliás.. na parte energética o Brasil já esta bem avançado, nao temos do q reclamar.