Thursday, November 23, 2006

O futuro do Brasil (Biodiesel?) / Brazil's future (Biodiesel?)

(english below - I will do it tomorrow morning...)

Hoje estava comentando com um colega sobre um artigo enviado pelo Prof. Rodolfo Pereira Brito, Engenheiro Ambiental, Especialista em Direito Ambiental, Políticas Públicas, Gestão Ambiental, Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. O artigo fora divulgado no Terra, Jornal da Mídia e Reuters. Nele constam as afirmações do Presidente Luis Inácio Lula da Silva sobre o futuro do Brasil com relação ao Biodiesel.

Em conversa com este colega, coloquei que é pretensão do presidente “dar ao mundo a independência do petróleo”. Ou seja, através do biodiesel estar, em alguns anos, substituindo os combustíveis a base de petróleo. Ainda, na mesma reportagem, Lula afirma o desafio de se fabricar motores que funcionem totalmente a base de biodiesel.

Preciso admitir, o Presidente da República finalmente está pensando no longo prazo, e no desenvolvimento sustentável da nação. Pelo menos na parte energética.

Um dado importante é "que o biodiesel foi descoberto em 1975 e o projeto ficou perambulando pelo Brasil, em muitas faculdades, e ninguém acredita. O biodiesel fazia parte dos planos de governo em 2002, no entanto o projeto era muito vago, segundo Lula." Assim como este, existem outros muitos projetos como este que são deixados de lado por questões políticas, infelizmente.

Hoje, o biodiesel está começando a ser misturado com o diesel tradicional, porém em apenas 2% do total. A pretensão do Presidente consiste em aumentar este número a patamares cada vez maiores ao longo dos próximos anos, afim de exportar o nosso petróleo, participando da OPEP e tendo prestígio internacional.

Segundo discutia com este colega, isto é verdadeiramente muito bom, mas na prática todos sabemos que a velocidade da busca por novas tecnologias produzidas pelos países desenvolvidos é muito superior à nossa. Ou seja, os países desenvolvidos não vão se deixar ficar para trás quando o assunto é um dos mais importantes no atual contexto, a energia. Não discordo de meu colega. Porém, ao analisar um artigo de jornal que saiu hoje no Diário de Santa Maria escrito por uma colega, Lidiane Moretto, vejo que o Brasil está sim andando pelo caminho certo.

Em seu artigo ela diz: "O Brasil tem vantagens em relação às outras nações estudadas, como instituições consolidadas e posição geográfica mais próxima à de países desenvolvidos do que emergentes. Com isso, evidencia-se a primazia brasileira em conduzir sua economia a saltos significativos nos próximos anos." (Informações retiradas do relatório da Goldman Sachs, consultora financeira norte-americana).

Vale a pena ler o artigo na íntegra. Ele trata das 4 futuras potências mundias, isso em uma previsão de longo prazo. São elas: Brasil, Rússia, India e China (BRIC).

Artigo Completo

Críticas? Sinta-se à vontade.

1 comment:

Neitor said...

"A pretensão do Presidente consiste em aumentar este número a patamares cada vez maiores ao longo dos próximos anos, afim de exportar o nosso petróleo"

uhum..é aquela velha historia.. abastecer o mercado externo e faltar pro mercado interno, ou vice-versa? pra conciliar os dois tem q dar muuuuita coisa certa e poucas coisas erradas...mas..vai saber..